Montar uma festa junina em casa é muito fácil! Nós vamos ensinar o passo a passo para que você tenha em sua comemoração os principais elementos de uma festança!
Escolha ao lado aquilo que você quer incluir no seu arraial e mãos à obra!
Você decidiu reunir a família e os amigos para comemorar o dia de São João na sua casa, mas agora não sabe nem por onde começar... Não se preocupe, aqui tem tudo o que você precisa!
Como todo mundo vive cheio de compromissos, para que todos compareçam, tente combinar a festa com pelo menos duas semanas de antecedência.
Telefone ou mande e-mails para todos, perguntando se têm a data livre e quem quer participar da organização da festa ou levar quitutes. Combine quem vai fazer cada parte: ajudar na decoração, levar comidas e bebidas, separar as músicas juninas e aparelho de som, se vão usar pratos e copos descartáveis e providenciar mesa e cadeiras dobráveis para acomodar a todos.
No dia da festa, lembre-se de sinalizar os banheiros, lixo e reservar um lugar tranquilo para mães cuidarem de bebês e os idosos descansarem com mais conforto.
Nos outros tópicos você terá informações sobre todas essas necessidades, seja cuidando sozinho de todos os detalhes ou dividindo as tarefas com os outros convidados.
Como a festa é em casa, com a família, é importante lembrar que a intenção é a confraternização, assim som alto não combina com conversa e pode incomodar os vizinhos. Basta um aparelho de som caseiro, uma caixa de som simples e alguns CDs de músicas tradicionais, forró e sertanejo para que o som ajude criar o clima junino. Veja algumas dicas:
Aproveite a oportunidade e convide aquele seu amigo que sabe tocar uma moda de viola para animar a festa! Se tiver recursos, contrate um DJ para cuidar das músicas ou chame um bom sanfoneiro ou um trio de forró para algumas apresentações. Isso dá um toque regional à festa!
Também fica muito divertido dançar a quadrilha. Quanto mais desorganizada, melhor! Então não se preocupe em ter um puxador “profissional”: escolha alguém mais carismático e engraçado e improvise a dança com os convidados. Se quiser seguir um roteiro de quadrilha pronto, veja no livro “Origens, Tradição e História” aqui no site.
Para as quadrilhas recomendamos as cantigas e forrós tradicionais. Garimpe entre os amigos CDs de música sertaneja, forró, cantigas tradicionais de São João e os clássicos da sanfona imortalizados por Gonzagão, Mário Zan e músicas de Lamartine Babo, por exemplo.
As principais bebidas e comidas de Festa Junina:
- Arroz Doce
- Bolo de Milho Verde
- Baba de moça
- Biscoito de Polvilho
- Pipoca
- Curau
- Pamonha
- Canjica
- Milho Cozido
- Suco de milho verde
- Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)
- Biscoito de Polvilho
- Batata Doce Assada
- Bolo de Fubá
- Bom-bocado
- Broa de Fubá
- Cocada
- Cajuzinho
- Doce de Abóbora
- Doce de batata-doce
- Maria-mole
- Pastel Junino
- Pé de moleque
- Pinhão
- Cuzcuz
- Quebra Queixo
- Quindim
- Rosquinhas de São João
- Vinho Quente
- Suspiro
Os trajes típicos não podem faltar numa Festa Junina, especialmente se você vai organizar uma quadrilha com o pessoal. Em cada região do país são utilizados trajes diferentes, de acordo com suas particularidades culturais. Mas em geral, basta usar apetrechos que temos em casa para nos caracterizar bem.
Nós reunimos aqui dicas para você caracterizar crianças e adultos com materiais simples, que todo mundo tem em casa. Assim, todo mundo entra no clima e a diversão está garantida! Confira!
Festa Junina é uma festa muito tradicional e ela feita em casa muito melhor, pois ela se torna importante está sendo as mais procuradas
ResponderExcluir